Adolescente esfaqueia colega até à morte dentro de escola na Matola
Um adolescente perdeu a vida e outro ficou ferido após terem sido brutalmente esfaqueados dentro da Escola Básica da Matola Gare, na província de Maputo. O crime chocante ocorreu em plena luz do dia e envolveu quatro jovens que já se encontram sob custódia da polícia.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), tudo começou quando um grupo de menores entrou no recinto escolar motivado por questões passionais. Um dos adolescentes teria ido à escola com o intuito de ver uma jovem com quem alegadamente mantinha uma relação amorosa. Ao encontrá-la acompanhada por outro colega, iniciou-se uma discussão que rapidamente evoluiu para agressões físicas.
Durante o confronto, o suposto namorado sacou uma faca e desferiu vários golpes contra o estudante de 15 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas afirmam que, mesmo após a vítima cair, o agressor ainda atirou um bloco de cimento contra o seu corpo. Um segundo adolescente, amigo da vítima, de 14 anos, que tentou intervir, também foi atacado e esfaqueado, necessitando de pontos cirúrgicos.
A polícia aponta o consumo de álcool e substâncias proibidas como factores agravantes no comportamento violento dos envolvidos.
As autoridades apelam agora aos pais, encarregados de educação e professores para um reforço na vigilância e orientação dos jovens, tanto dentro como fora dos estabelecimentos de ensino.
A tragédia está a gerar forte comoção na comunidade escolar e levanta sérias preocupações sobre a segurança nas escolas.
Este caso está a ser investigado, e novas informações poderão ser divulgadas nos próximos dias.
.png)
.png)