SERNIC Desmantela Rede de Tráfico de Drogas com Envolvimento de Cidadãos Estrangeiros na Beira
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve recentemente cinco cidadãos na cidade da Beira, suspeitos de estarem ligados a uma rede de venda e consumo de estupefacientes. Entre os detidos estão dois cidadãos de nacionalidade zimbabweana e três moçambicanos.
Segundo explicou o porta-voz do SERNIC, Afonso Sitoe, a operação teve início com a detenção de uma mulher zimbabweana, encontrada em posse de aproximadamente 538 gramas de canábis sativa, armazenadas em sua residência. Durante o interrogatório, a mulher revelou a identidade do seu alegado fornecedor: um compatriota, motorista de profissão, que seria responsável pela entrada e distribuição da droga no país.
A investigação avançou, culminando na detenção de outros três indivíduos moçambicanos, supostos consumidores do produto ilícito. Um dos detidos é curandeiro e declarou às autoridades que utilizava a canábis como parte de rituais espirituais para afastar maus espíritos. Já os outros dois negaram envolvimento com o tráfico, alegando que possuíam apenas um cigarro artesanal feito com a substância.
O SERNIC classificou o caso como sendo parte de uma rede de tráfico internacional de drogas e garante que as investigações continuarão para neutralizar outros possíveis envolvidos.
Mais detalhes serão divulgados à medida que o caso evolui.

