Tendências

{getContent} $results={5} $label={recent}

Manifestantes Queimam Parlamento do Nepal e Premiê Renuncia

Manifestantes Queimam Parlamento do Nepal: Premiê Renuncia


Catmandu – O primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, renunciou ao cargo nesta terça-feira (9) em meio à intensificação dos protestos populares contra o governo. Manifestantes invadiram o complexo do Parlamento e atearam fogo no edifício do legislativo e em casas de ministros.

“Renunciei ao cargo de primeiro-ministro com efeito imediato a fim de dar novos passos em direção a uma solução política e à resolução dos problemas”, declarou Oli em carta ao presidente Ram Chandra Paudel, que aceitou a renúncia e iniciou o processo de escolha de um novo chefe de governo.

A situação tornou-se insustentável após os 19 mortos e mais de 100 feridos nos protestos de segunda-feira, que começaram devido às restrições às redes sociais impostas pelo governo. A repressão policial, com gás lacrimogéneo e balas de borracha, agravou a crise.

Incêndios e violência em Catmandu

Na terça-feira, centenas de manifestantes voltaram às ruas e incendiaram o Parlamento, a Suprema Corte e residências de ministros, incluindo a casa de Sharma Oli, segundo autoridades. A mídia local relatou que alguns membros do governo foram evacuados em helicópteros militares.

Testemunhas descreveram a capital tomada por fumaça, barricadas e confrontos intensos. Uma ambulância chegou a ser incendiada durante os protestos.

O estopim: bloqueio das redes sociais

Os protestos tiveram início após o bloqueio de plataformas como Facebook e Instagram, medida que afetou a maioria dos 30 milhões de habitantes, dos quais 90% têm acesso à internet. O governo alegou que as empresas não colaboraram no combate a abusos online e discurso de ódio.

Nas ruas, os manifestantes carregavam cartazes com frases como: “Bloqueiem a corrupção, não as redes sociais” e “Jovens contra a corrupção”.

A maior crise política em décadas

A crise é considerada a pior em décadas no Nepal, país do Himalaia situado entre Índia e China, que desde a abolição da monarquia em 2008 enfrenta instabilidade política e econômica.

Protestos também ocorreram em outras cidades como Biratnagar, Bharatpur e Pokhara. Autoridades decretaram toque de recolher em várias áreas de Catmandu, incluindo o complexo governamental de Singha Durbar.

Moz Trending News

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto