Nicolas Sarkozy condenado a 5 anos de prisão por conspiração no caso do financiamento líbio
Os juízes entenderam que existiu uma associação criminosa (conspiração) destinada a fornecer recursos financeiros à campanha de Sarkozy, através de redes e intermediários que teriam procurado fundos junto do regime líbio. Embora o tribunal não tenha concluído que haja prova direta de um pacto pessoal entre Sarkozy e Gaddafi, considerou-se suficiente a existência de um esquema organizado envolvendo assessores e intermediários.
Em parte dos pontos do julgamento, Sarkozy foi absolvido de algumas acusações conexas, mas a condenação por association de malfaiteurs representa um dos veredictos mais severos a recair sobre um ex-chefe de Estado francês por casos ligados a financiamento de campanha.
A defesa de Sarkozy anunciou que recorrerá da sentença. A decisão judicial contempla mecanismos legais que podem adiar a entrada efetiva na prisão (mandato de depósito diferido), situação que deverá ser definida nos próximos passos do processo de recurso.
O caso remete ao período das campanhas presidenciais dos anos 2000 e às suspeitas de recepção de fundos a partir de intermediários ligados ao regime líbio. A condenação surge num contexto em que Sarkozy já enfrentou outras investigações e sentenças em processos distintos desde que deixou o Palácio do Eliseu em 2012.
Fontes: Reuters, Associated Press.
Por Redação Moz Trending News
